Pular para o conteúdo
Início » Receita de Brigadeiro da Daia

Receita de Brigadeiro da Daia

A melhor Receita de Brigadeiro da Daia! Com dicas para comprar seu carimbo de brigadeiro e receita lowcarb para variar um pouco, confira!

Primeiramente vamos à receita tradicional de brigadeiro caseiro que todo mundo ama, mas as vezes esquece da quantidade, e para isso estamos aqui.

Receita de Brigadeiro da Daia
Receita de Brigadeiro da Daia

Depois outra de brigadeiro de açaí que está super na moda e outra de brigadeiro lowcarb porque nosso corpo merece sempre o melhor.

Ingredientes para Brigadeiro Caseiro

Uma caixinha de Leite Condensado

Quatro colheres de sopa no mínimo, de achocolatado ou chocolate em pó que você tiver em casa.

Uma colher sopa no mínimo de margarina

 

Como Executar

Primeiro coloque na panela a margarina. Porque é a primeira a derreter.

Segundo, coloque o leite condensado e o chocolate e mexa até “soltar da panela”.

Esse processo demora um pouco, depende da qualidade de cada ingrediente.

Por outro lado você desligar o fogo antes de ficar cremoso o suficiente para soltar, ele não vai endurecer.

Desta forma pode comer de colher. Entretanto se quiser enrolar, tem que mexer no fogo até soltar.

 

Dica da Daia para o Brigadeiro

No entanto ao invés de colocar o tradicional granulado, preferir o carimbo de brigadeiro, enrole e passe no pó de chocolate mesmo.

Após colocar na forminha é mais fácil de carimbar. Porque ele fica mais firme e o desenho mais nítido.

Concluindo, a Receita de Brigadeiro da Daia é bem simples por isso segue uma receita de brigadeiro de açaí:

Brigadeiro de Açaí

Brigadeiro Lowcarb

FAÇA ESTA RECEITA QUI!

Mousse de chocolate

Mousse de chocolate pode muito bem ser a melhor solução de chocolate! Rico e cremoso, mas leve e fofo, um pote é satisfatório, mas sempre me deixa querendo mais…….

Este é um mousse de chocolate clássico feito à maneira francesa, como servido em restaurantes finos . Menos creme, mais chocolate, um sabor de chocolate mais intenso e uma bela sensação cremosa na boca.

Uma receita clássica e adequada de Mousse de Chocolate

Nunca fiquei 100% feliz com as várias receitas de mousse de chocolate que experimentei na minha vida. Não fofo o suficiente, não achocolatado o suficiente, muito doce, granulado, etc etc. Muitas receitas de mousse de chocolate “fáceis” tendem a usar muito creme , então o resultado final é mais parecido com creme, em vez de aerado como mousse de chocolate real deveria ser.

Assim, quando o Mousse de Chocolate foi enviado por um leitor como um  Pedido de Receita , tive motivos para me concentrar e fazê-lo várias vezes até ficar exatamente o que eu queria.

Deixe-me repetir: eu  tive  que fazer  mousse de chocolate várias vezes  para fins de trabalho.

A vida é dura, meus amigos. Os sacrifícios que faço… (diz tristemente, balançando a cabeça, pensando nas várias partes do corpo em que toda aquela mousse de chocolate parece ter ficado…)

O que vai na mousse de chocolate

Apenas CINCO ingredientes, todas as coisas boas que gostamos: chocolate, creme, açúcar, ovos e manteiga.

CHOCOLATE

Certifique-se de usar chocolate comprado no corredor de cozimento de mercearias, não no corredor de confeitaria (ou seja, comendo chocolate). O chocolate destinado à culinária é feito especialmente para derreter de forma suave e adequada (ao contrário de comer chocolate).

Todos os tipos de chocolate podem ser usados ​​para mousse de chocolate, mas eu gosto de usar chocolate amargo 70% cacau (que é um chocolate amargo agridoce) porque tem um bom sabor intenso de chocolate, não é tão doce quanto o chocolate ao leite e não preciso caçar uma loja gourmet para encontrá-lo porque é vendido em supermercados.

O chocolate ao leite é mais leitoso, mas você ainda obtém um ótimo sabor de chocolate. Quanto maior a % de cacau (chocolate amargo), mais achocolatado e menos doce será.

Chocolate amargo agridoce de alta qualidade é o que os bons restaurantes normalmente usam – não o padrão de estoque. A qualidade do chocolate usado pelos restaurantes não é vendida em mercearias, você precisa ir a lojas especializadas e espera pagar mais de US$ 20/kg (US$ 10/lb).

OVOS

Os ovos crus são a chave para a verdadeira mousse de chocolate, a forma clássica de a fazer do jeito que é servida em restaurantes requintados. Você não conseguirá um resultado tão bom usando uma receita que não use ovos crus, não importa o que eles prometam. Simplesmente não é possível replicar a textura fofa e cremosa com qualquer coisa além de ovos batidos em espuma. Essas receitas “sem ovo” serão muito densas, terão gosto de chantilly ou terão uma textura gelatinosa estranha.

Nota sobre a preocupação com ovos crus

Ovos crus na comida são mais comuns do que você pensa – e você provavelmente já comeu sem perceber.

É verdade que comer ovos crus traz um risco de intoxicação alimentar por salmonela, que é transmitida aos ovos através de galinhas infectadas, mas hoje em dia, não considero um risco maior do que comer sushi.

Essa preocupação parece mais prevalente em algumas regiões do mundo, principalmente nos EUA e no Canadá, presumivelmente por causa do surto em 2010, que resultou no recall de milhões de ovos.

Ovos crus são usados ​​em uma série de sobremesas populares, incluindo  Tiramisu , é usado em  maionese , os japoneses comem ovos crus com arroz, os coreanos cobrem Bibimbap com ovo cru. E eu não sei você, mas gemas moles é a  única  maneira de eu comer ovos fritos!

Se você está preocupado em comer ovos crus, você pode usar ovos pasteurizados para esta receita. Se você não encontrar ovos pasteurizados nas lojas, você pode pasteurizar os ovos em casa se tiver um termômetro preciso ( leia este recurso ).

Nota: ovos crus não são recomendados para gestantes e bebês.

Como fazer   mousse de chocolate

O caminho para o Mousse de Chocolate leve e fofo envolve apenas alguns passos importantes:

  1. Bata as claras e o açúcar até espumar;
  2. Picos suaves – deve ser espumoso, mas tem picos SOFT que caem no topo – como na foto acima – não em pé (“picos firmes”);
  3. Chantilly;
  4. Junte as natas e as gemas;
  5. Dobre  o chocolate derretido;
  6. Dobre as claras em neve na mistura de chocolate. Não bata furiosamente – esse é o caminho certo para um pote de chocolate líquido!
  7. Coloque em potes individuais ou em um prato maior, leve à geladeira até ficar firme.

O vídeo da receita é super útil para ver a consistência das claras e do creme de leite, além de como dobrar os ingredientes uns nos outros.

Optei por fazer potinhos (usando copos de uísque!), mas você pode fazer um prato se preferir e depois retirar para servir.

Iniciantes – nunca tema!

Se você é um iniciante em mousse de chocolate e está preocupado com a deflação porque está demorando com os passos,  não se preocupe! Quando eu filmo vídeos de receitas, estou sempre brincando com configurações de câmera e afastando um certo cachorro gigante que está sempre esparramado onde eu quero que o tripé esteja.

Então, provavelmente demorei 3 vezes mais do que o normal para colocar a mousse na geladeira, então fiquei bastante preocupado com a deflação das claras e do creme de ovos.

Mas estava tudo bem! A mousse de chocolate saiu exatamente a mesma de sempre. Fofo, perfeição de chocolate, como mostra a foto acima! – Nagi x

Ingredientes

CopasMétrica

  • ▢3 ovos (~55g/2 oz cada)
  • ▢125g / 4,5 oz chocolate amargo, agridoce / 70% cacau (Nota 1)
  • ▢10g / 0,3 onças de manteiga sem sal
  • ▢1/2 xícara de creme de leite integral (Nota 2)
  • ▢3 colheres de sopa de açúcar refinado (açúcar branco superfino)

DECORAÇÕES:

  • ▢Mais chantilly
  • ▢Raspas de chocolate (Nota 3)

Instruções

  • Separe os ovos e as gemas enquanto os ovos estão frios. Coloque as claras em uma tigela grande e as gemas em uma tigela pequena. Deixe as claras enquanto prepara outros ingredientes. (Nota 4)
  • Gemas: Bata as gemas.
  • Derreta o chocolate e a manteiga: Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela. Derreta no microondas em rajadas de 30 segundos, mexendo no meio, até ficar homogêneo. (Adicione os aromas opcionais neste momento, mas leia a Nota 6 primeiro). Reserve para esfriar – prossiga com outras etapas.
  • Chantilly: Bata o creme de leite até formar picos firmes (veja o vídeo).
  • Bata as claras: Adicione o açúcar. Bata as claras até formar picos firmes (veja o vídeo, Nota 5)

DOBRANDO:

  • Dobre as gemas em creme usando uma espátula de borracha – 8 vezes no máximo. Estrias está ok.
  • Verifique a temperatura do chocolate: toque no chocolate. Ainda deve estar escorrendo, mas apenas morno. Se estiver muito grosso, leve ao microondas 2 x 3 segundos até escorrer.
  • Despeje o chocolate na mistura de gema de creme. Dobrar – 8 dobras máx. Estrias ok.
  • Adicione 1/4 das claras batidas em neve à mistura de chocolate. Dobre até incorporar – “manche” a espátula na superfície para misturar os grumos brancos – aponte para 10 dobras. 
  • Despeje a mistura de chocolate nas claras. Dobre até incorporar e não restar mais grumos brancos – aponte para 12 dobras no máximo.
  • Divida a mistura entre 4 copos ou potes pequenos. Leve à geladeira por pelo menos 5 horas, de preferência durante a noite.
  • Para servir, decore com creme e raspas de chocolate. Framboesas e um pequeno raminho de hortelã para dar cor também seriam lindos!

Notas da receita:

1. Chocolate: Certifique-se de usar chocolate COOKING, não comer chocolate. O chocolate para cozinhar (corredor de cozimento) é feito para cozinhar – derrete suavemente e é mais fino do que comer chocolate. Se usar chocolate para comer, a mousse fica mais densa (tentei).

O chocolate amargo agridoce e o chocolate amargo 70% cacau são os melhores para obter um bom sabor de chocolate. O cacau 70% vendido em supermercados na Austrália é o ideal (Nestle Plaistowe, Cadbury e Lindt 70% todos funcionam bem) – são chocolates agridoces.

2. Creme: Você deve usar um creme que pode ser batido. Creme puro, engrossado ou pesado, todos funcionam aqui. Não use “Creme de Derramamento” que não pode ser batido – o rótulo dirá como tal se o creme não puder ser batido. 

O creme deve ser cheio de gordura – agora não é hora de perder gordura!

3. Raspas de chocolate: Use uma faca pequena e raspe em um ângulo baixo o lado plano de um bloco de chocolate.

4. Dica dos ovos: É mais fácil separar as claras das gemas quando os ovos estão frios, mas as claras em temperatura ambiente ficam mais fofas quando estão mais próximas da temperatura ambiente. Portanto, separe os ovos quando esfriar na geladeira e reserve enquanto prepara os outros ingredientes para deixar as claras atingirem um pouco a temperatura ambiente.

5. Consistência das claras batidas:  As claras podem ser batidas em: picos moles, picos firmes e duros. Queremos o do meio – picos firmes. Isto é quando você tem um floppage “elfo hat” no topo do pico (veja o vídeo). Se ficar reto sem o pequeno gancho, então é rígido, não firme (ainda funciona bem, mas não vai aguentar tão bem depois de alguns dias na geladeira). Se você não obtiver nenhum tipo de pico, continue batendo!

6. Aromatizantes:  como o licor, podem ser adicionados ao chocolate derretido, mas certifique-se de que esteja em temperatura ambiente para não fazer o chocolate empelotar. Mexa e deixe esfriar por receita. Você pode provar mais tarde para ver se o sabor é forte o suficiente para você – mas não exagere, caso contrário você pode ter problemas para definir a mousse! Até 1 colher de sopa deve ser bom (e isso deve ser suficiente!!), não exagere senão pode afetar o chocolate derretido ou comprometer a forma como a mousse se solidifica.

DICA PRO: Nunca adicione aromatizantes apenas no chocolate derretido, caso contrário, ele pode agarrar e ficar granulado, sempre certifique-se de que é combinado com algo (manteiga, neste caso).

7. Armazenamento: Melhor dentro de 2 dias, mas mantém por uma semana na geladeira com apenas uma ligeira redução na aeração.

8. Nutrição por porção. Rende 4 porções de 1/2 xícara (125ml). É bastante rico! 

Em suma o sucesso já está quase garantido, falta apenas a melhor parte, ou seja colocar a mão na massa.

Nossas sobremesas são famosas, temos:

Arroz Doce

Bolo de Cenoura

Pudim de Leite

Panquecas

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos, e não deixe de ver os outros artigos sobre nossas receitas maravilhosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *