1 Receita de Bacalhau à Brás do melhor jeito português

Receitasdadaia

1 Receita de Bacalhau à Brás é um dos pratos de bacalhau mais famosos em Portugal e você pode prepará-lo em casa muito fácil e rapidamente! Em alguns lugares este prato também é conhecido como Bacalhau dourado e é baseado em um preparado cremoso de batatas em palitos, bacalhau salteado e ovos mexidos.

A receita do bacalhau dourado à brás é também uma ótima maneira de utilizar os restos de bacalhau, já que é preparado com bacalhau desfiado.

Bacalhau a Bras
Bacalhau a Bras

Outras versões, menos tradicionais, substituem o bacalhau por frango, por exemplo, ou as batatas fritas por alho-porro.

Mas se você estiver procurando a receita original do bacalhau ao estilo português, leia aqui no TudoReceitas e veja o preparo passo a passo nas fotos!

 Características adicionais: Custo médio, Frito, Receitas de Portugal

 Ingredientes para preparar o Bacalhau à Brás à moda portuguesa:

400 gramas de bacalhau moído e dessalgado

 200 gramas de batatas em palitos

 1 cebola, cortada em cubos

 2 dentes de alho, picados

 2 folhas de louro

 3 colheres de sopa de azeite de oliva

 4 ovos médios

 1 pitada de sal

 1 pitada de pimenta preta  

salsa picada a gosto

 azeitonas pretas

Como preparar o bacalhau à Brás à moda portuguesa

1 –  Primeiro, aqueça uma frigideira profunda ou uma panela grande com azeite de oliva, cebola, alho e folhas de louro. Salteie em fogo médio até que a cebola e o alho comecem a dourar.

 Dica: Para evitar que o alho queime e deixe um sabor amargo, acrescente somente depois que as cebolas amolecerem.

 2 –  Quando a cebola estiver dourada, acrescente o bacalhau e aumente o calor.

 O bacalhau já deve estar dessalgado, mas ainda cru. Leia nossas dicas para cozinhar o bacalhau e use preferencialmente bacalhau desfiado ou bacalhau cortado em porções menores, como mostrado.

 3 –  Tempere com sal (opcional) e pimenta preta moída. Misturar tudo e cozinhar o bacalhau por 5-10 minutos, coberto, mexendo ocasionalmente para evaporar a água que o bacalhau liberta.

1 Receita de Bacalhau à Brás

 4 –  Enquanto isso, bater os ovos em uma tigela com um garfo e temperar com um pouco de sal e pimenta.

 5 –  Quando o bacalhau estiver seco, remova as folhas do louro e reduza o calor para baixo ou desligue-o. Adicione a salsa picada a gosto e misture. Adicione também as batatas fritas e os ovos e misture tudo imediatamente.

 6 –  Misturar as batatas e os ovos com o bacalhau é um processo muito rápido, para que as batatas permaneçam crocantes e os ovos não coalhem. Portanto, é aconselhável desligar o fogão e deixar os ovos cozer no calor residual da panela ou panela. Este é o truque para obter um bacalhau à brás cremoso e brilhante!

 7 –  Sirva este bacalhau à brás com azeitonas pretas e salsa. Bon appetit!

Se você gostou desta receita de Bacalhau à Brás ao estilo português, recomendamos que visite nossa categoria Receitas de Bacalhau. Você também pode ir a uma lista das melhores receitas portuguesas.

Bacalhau assado

Outra variação do bacalhau à brás é preparar o bacalhau à brás no forno! Neste caso, preparar o bacalhau como descrito acima, começando com o cozido de cebola, alho e folhas de louro e misturando no bacalhau.

Deixe o bacalhau cozinhar por 5-10 minutos ou até que toda a água se tenha evaporado.

Tempere com sal e pimenta e coloque em uma assadeira. Misture as batatas fritas e os ovos batidos com o bacalhau cozido e asse em forno pré-aquecido a 200 °C por 20 minutos ou até que os ovos estejam firmes.

Se quiser, você pode polvilhar um pouco de queijo ralado em cima e assar.

Se preferir, você também pode seguir todos os passos da receita acima para o Bacalhau à Brás, colocar o bacalhau em uma assadeira e assá-lo apenas até que fique marrom! Neste caso, você pode colocar o bacalhau à Brás no forno a 200 °C por apenas 10 minutos.

Bacalhau à Brás do melhor jeito

Agora que você sabe como preparar o clássico bacalhau à brás e como cozinhar o bacalhau à brás no forno, deixe um comentário abaixo e confira também outras receitas.

Em primeiro lugar este prato é muito chic. Em segundo lugar, o sabor vai impressionar a todos. Além disso, você vai estar em alta nas rodas da família! Além de deixar todos felizes e satisfeitos.


Da mesma forma, temos outras receitas da Daia, para acompanhar este sucesso. Na mesma linha também há sobremesas maravilhosas. Em conclusão a um jantar especial temos sucos também.

Para resumir, parabéns pela escolha e bom apetite! Em suma, leia também nossos pratos abaixo.

Você quer ver mais receitas como essa?
Participe do nosso Grupo no WhatsApp! CLIQUE AQUI!

http://receitasdadaia.com/fricasse-de-frango-tradicional-e-simples/

Leia também outras Receitas da Daia!

Receitinha de sobremesa de arroz doce com gemada

Receita de Bacalhau à Brás do melhor jeito português

Receita de macarrão penne com o maravilhoso molho de nozes com espinafre

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate Super Fácil da Daia

 

Você gostou? Então compartilhe com seus amigos e não se esqueça de deixar seu comentário sobre o que você achou desta receita. Siga também nossas outras receitas e depois faça-o em sua c amigos.

Deixe um comentário