Como Cozinhar Feijão

Receitasdadaia

Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão. Num mundo integrado onde as informações são cada vez mais rápidas e mudam a todo momento, as coisas mais simples são deixadas de lado. Por inúmeros motivos não aprendemos o basico.

Portanto coisas simples como fritar um ovo, ou fazer um arroz soltinho tem tido altas buscas no google. Hoje vamos aprender Como Cozinhar Feijão. Apesar de depois de muitos anos de experiência me parecer simples há muitas coisas a ser levado em conta. Não tem segredo.

Como Cozinhar Feijão
Como Cozinhar Feijão

Como Cozinhar Feijão de modo simples

Primeiramente precisa escolher um feijão de sua preferência. O mais comum é o Carioca, aquele marrom com poucas rajadinhas. Tem também o roxinho, o feijão preto que é muito usado nas feijoadas e é bem forte. No sul o feijão preto é mais usado que aqui no centro oeste. Tem o branco, chamado de fava que é bem grandão. Mas todos são maravilhosos.

Em outras palavras escolha um e vamos à receita:

Ingredientes

  • 500g de Feijão (um pacotinho)
  • 2 litros e meio (1/2)de água

Modo de Fazer

  • Em primeiro lugar você coloca em uma bacia e lave com água e duas gotas de detergente. Ou somente com água.
  • Depois enxague duas vezes para ficar bem limpinho.
  • Existem pessoas que preferem deixar de molho na água por 12 horas, ou como dizemos, de um dia para o outro. Isso diminui o tempo de cozimento (cozinhar por 20 a trinta minutos) e com menos água (1 litro) pois ele incha durante este tempo e elimina gazes que normalmente é liberado em nós. Por isso dizem que feijão provoca gazes na gente.
  • Mas, se estiver com pressa não tem importância cozinhar de pronto.
  • Portanto, coloque em uma panela de pressão escoado, adicione a água e coloque em fogo alto até ferver, depois coloque a tampa e abaixe o fogo no mínimo.

Dicas importantes

  • O mais importante, o espaço entre a tampa e a água na panela deve ter uns 5 cm. Ou seja, não encha até a tampa. Deixe este espaço. Ou ela pode estourar a válvula e molhar sua cozinha inteira ou até causar acidente.
  • Deixe ferver para depois colocar a tampa. Quando tapar levante levemente a válvula para ver se pegou pressão (faz um barulhinho) se não fizer abra novamente e ajeite a borracha. O fato dela abrir fácil significa que não pegou pressão.
  • Se tiver resistência, “duro de abrir’ é porque pegou pressão. E deixe cozinhar por 40 min. Ela vai ficar fazendo barulhinho.
  • Posteriormente desligue o fogo e espere a pressão sair, pode colocar na pia e levantar a válvula de lado. Mas nunca tente abrir rápido. Demora um pouquinho mesmo.
  • Quando abrir veja se está cozido ou se precisa de mais tempo. Nomalmente o fundo cozinha mais rápido e os grãos de cima ficam mais durinhos, mexa no fundo com uma colher grande.
  • Certamente já vai estar cozido. Alguns derretem e outros ficam duros. Depende da intensidade do fogo do seu fogão. Da mesma forma se o feijão é novo ou se foi colhido a tempos. Na mesma linha, se sua panela tem uma boa válvula …
  • E pronto. Seu feijão está cozido.

Como temperar depois de Cozinhar Feijão

Agora você tem um montão de feijão e vai serarar o suficiente para a refeição que deseja (almoço ou jantar) e depois disso vai serarar em pequenas porções para congelar e usar ao longo das semanas. Espere esfriar antes de colocar na geladeira ou pode estragar seu refrigerador.

O mais importante: o tempero. Para esclarecer, você cozinhou o que chamamos de Feijão Pagão. Ou seja, não foi batizado. Certamente vai precisar de alguns bons ingredientes para deixar seu feijão maravilhosoEntão, escolha temperos que goste e cheiros que te atraem.

Existem muitas crianças e alguns adultos que não gostam de cebola. Por isso precisa picar bem pequeno, ou bater no mix e fritar até dourar. Assim quando colocar no feijão não vão perceber. Mas tem que ser uma pequena, ou uma metade.

Como Cozinhar Feijão e temperar com alguns ingredientes:

  • 1 cebola pequena (picada e refogada até dourar)
  • 2 dentes de alho (socados no amassador até virar uma pasta)
  • 1 colherzinha pequena de sal (o feijão não absorve o sal, por isso uma pequena quantidade pode salgar tudo. O ideal é colocar e ir provando até achar o ponto certo.)
  • 2 folhas de louro
  • Tem pessoas que preferem tempero em cubos (sabor bacon é muito bom)
  • E da mesma forma os que gostam de colocar linguicinha toscana e bacon picadinho e frito, por isso coloque sal por último e vá provando até sertir o ponto certo.

Outros acompanhamentos

Temos o maravilhosos Arroz Carreteiro que vai ficar perfeito com seu feijãozinho!

Para a proteina de seu jantar temos também um Fricassé maravilhoso!

Complementar com uma Batata Recheada super fácil de fazer.

E para sobremesa uma nutritiva e saborosa Salada de Frutas.

Nós do Receitas da Daia, fazemos tudo com muito carinho para que consiga faze o melhor prato com sabor e amor. Uma ótima refeição e que possa compartilhar todo seu carinho e atenção na sagrada refeição.

Deixe um comentário